Vamos as dicas do piso de madeira….

Vamos as dicas do piso de madeira….

1 – Aonde utilizar os pisos de madeira
Essa é uma dúvida crucial e com certeza uma das mais importantes, pois essa decisão pode lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de evitar stress.
Os pisos de madeira são feitos para as áreas internas da casa e não para áreas molhadas ou de constante contato com a água, ou seja, não é ideal utilizar em cozinhas, banheiros, área de churrasqueiras, entre outros. Trata-se de um produto ideal para salas, quartos, home theater, ou seja, um produto destinado para as áreas mais íntimas de sua casa.
Mas e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, hotéis, escritórios, será que o piso de madeira pode ser aplicado?
Sim, mas tem que ser bem cuidado senão com o tempo ele vai perdendo o brilho, se deteriorando e ficando com uma aparência desgastada. Em resumo, o piso de madeira pode ser usado em lojas, entre outros estabelecimentos, m sempre com o cuidado de não colocar em áreas molhadas, essa uma restrição desse produto.
2- Utilize somente pisos de madeira secos em estufa
Por que isso? Continua comigo que você vai entender…
A secagem em estufa garante uma umidade regular no produto, ou seja, o resultado é que a madeira estará em uma umidade ideal para o ambiente onde será instalado.
Quando ocorre de não ter uma secagem em estufa, e sim no tempo, não existe um controle de umidade da madeira e isso pode ocasionar muitos problemas depois de instalado, como a abertura de fissuras entre as madeiras, movimentação em excesso do produto e empenamento.
3- Procure um fornecedor com certificação ambiental
Essa é uma verificação muito importante, verificar se o fornecedor que você escolher trabalha respeitando as leis ambientais, se o seu produto é ecologicamente correto e com manejo florestal, ou seja são empresas preocupadas com a natureza. É muito importante que exista uma responsabilidade com a sustentabilidade.
4 – Escolher o tipo de piso de madeira
Isso é algo que vai depender muito do seu gosto, daquilo que realmente se identifica com você.
Nunca se esqueça, Sua casa é você.
Existem 2 tipos de piso de madeira:
Taco
piso de madeira
São os produtos de madeira com os tamanhos definidos e padronizados, como o famoso “tacão” de 10×40 cm, que se consumia muito há um tempo atrás. Uma grande vantagem desse tipo de piso é permitir fazer desenhos com o formato de instalação do produto, como em dama, espinha de peixe, entre outros.
Assoalhos
piso de madeira
São as famosas tábuas corridas de comprimentos variados e com largura definida. Os assoalhos são os produtos mais utilizados atualmente. Ele cria uma sensação de amplitude do ambiente e tem diversas aplicações dependendo da largura de suas tábuas.
5 –  Instalação
Todos os produtos são colados no contra piso, quando temos um assoalho mais largo você acaba tendo que ter uma dupla fixação, a colagem e parafusos de fixação, mas na maioria dos caso você tem somente a colagem, por isso um contra piso bem feito é fundamental. Investir na contratação de bons profissionais para executar um contra piso de qualidade com certeza irá fazer uma grande diferença na sua obra.
Se o contra piso estiver frágil a cola acaba saindo junto com seu contra piso no piso de madeira, acho que você nem quer imaginar o stress que isso irá causar.
6 – Possibilidades de acabamento do Piso de Madeira
Atualmente você tem 2 possibilidades de acabamento no seu piso:
A – A madeira é instalada e depois você faz o acabamento dentro da obra
B – A madeira já chega com o acabamento de fábrica e somente a instalação é feita na obra
A diferença é que na primeira situação você precisa ter o tempo de raspagem da madeira e todo o acabamento dentro da obra para depois entrar na sua casa. Já na segunda opção você recebe o produto  acabado da indústria e somente procede com a instalação, podendo entrar na casa já no dia seguinte.
Algumas pessoas acabam por optar por outros pisos, como o laminado, achando que o piso de madeira tem que aguardar muito tempo pra entrar em casa. Hoje isso não é mais uma realidade, pois é possível com o piso de madeira entrar no dia seguinte em sua casa, em uma instalação limpa, sem cheiro, sem transtornos e rápida.
7- Limpeza
Para limpar um piso de madeira você deve utilizar apenas pano úmido, sem nenhum produto. Depois de muito tempo de uso, se você quiser revitalizar o produto você tem a opção de alguns produtos renovadores e  revitalizadores (mas esse vai ser assunto para outro artigo).
A madeira tem em suas características a possibilidade de se renovar e com isso ela se torna um produto com décadas de durabilidade. Além da manutenção que foi citada, você tem a possibilidade de fazer algumas raspagens e aplicação de novos acabamento. Podemos falar que, dependendo da forma como cuidar do produto, você tem um tempo entre 7 a 10 anos para cada raspagem é novo acabamento. Se pensarmos que um piso tradicional permite aproximadamente 5 raspagens e acabamentos novos, podemos imaginar o piso com 35 a 50 anos de duração.

Deixe uma resposta