Do rústico ao moderno: O visual da madeira na decoração

Do rústico ao moderno: O visual da madeira na decoração

Muito usada em móveis e nos pisos, a madeira também vem ganhando espaço em outros ângulos da casa, dando um toque especial aos mais diversos ambientes. Saber combiná-la aos outros elementos é uma tarefa que requer bom gosto, para que o excesso não deixe o resultado muito carregado.

De acordo com a arquiteta Andréa Parreira, existem diversas combinações possíveis para a madeira, como o uso de pedra, vidro, laca, aço inox, aço escovado e até mesmo o dourado. Na hora de combinar dois tipos de madeira, a dica é consultar um profissional para não errar. “É possível trabalhar com dois tipos completamente diferentes, mas eles têm estar em harmonia. Isso envolve tom, textura e o trabalho da madeira”.

Quanto aos revestimentos em madeira, a especialista avisa que todos os ambientes comportam, até mesmo em área molhada. “Para cada tipo de ambiente, existe um tipo de madeira. É bom checar isso para não ter problemas depois, como a umidade.”

Para trazer cor aos ambientes decorados com muitos elementos em madeira, o arquiteto Dado Comini sugere algumas alternativas. “Temos várias maneiras de colorir a nossa casa, como no sofá, tapete, aparador, mesa, almofadas e estante”.

Outra dica do profissional é criar a sensação de unidade, “virando” a parede, usando o mesmo tom no chão e em alguma parede da casa. “A madeira é um material nobre em construção, principalmente na parte de decoração. Pode ser usada em tudo”, concluiu.

Deixe uma resposta