Como limpar móveis

Como limpar móveis

A limpeza da mobília é essencial para sua conservação e boa aparência. Além de tirar o excesso de poeira, a higienização dos móveis ajuda a proteger o material e manter o brilho original da peça. Em muitos casos, a falta de instruções pode fazer com que o proprietário limpe seu móvel incorretamente, o que pode estragá-lo, deixando manchas e arranhões.

Móveis de madeira

Os móveis de madeira maciça são mais resistentes do que aqueles feitos em outros materiais, mas ainda assim precisam de cuidados com a limpeza. Tire o pó da peça diariamente com uma flanela umedecida em água, ou lustra móvel. Para madeiras escuras, a dica é passar a cada 15 dias um pouco de óleo de peroba, que protege e dá brilho. Aplique o produto com um pano, ou flanela. Se o móvel estiver com manchas profundas, vale a pena aplicar uma nova mão de verniz ou seladora.

Móveis de MDF

O que é?

O MDF, ou Medium-Density Fiberboard, é um material derivado da madeira, muito utilizado no acabamento de móveis e pisos. Ele é feito através da aglutinação de partículas de madeira, que são prensadas até formar a peça. O MDF é, geralmente, revestido em papel laminado com padronagem em madeira. Apesar de ser um ótimo substituto da madeira natural, o MDF é menos resistente e exige cuidados redobrados.

Com limpar

Para limpá-lo, use apenas um pano úmido com sabão neutro. Se quiser deixar o móvel mais brilhante e protegido, aplique uma pequena quantidade de lustra móvel em um pano, e espalhe bem. Evite o uso de buchas e esponjas ásperas nesse tipo de material.

Móveis laqueados

Como são feitos

Móveis laqueados são peças em madeira, ou material compensado, que foram pintadas e envernizadas. A técnica é ótima para restaurar materiais antigos, e permite que sejam pintados em diversas opções de cores. O estilo mais utilizado na decoração de ambientes é o laqueado branco.

Dicas de limpeza

Para limpar peças laqueadas, use apenas um pano úmido. Se quiser remover sujeiras mais pesadas, adicione um pouco de sabão neutro. Jamais aplique álcool, lustra móvel, removedor ou outros produtos de limpeza que possam remover a tinta e estragar o móvel.

Deixe uma resposta