Como escolher maçanetas?

Como escolher maçanetas?

Se você está construindo ou reformando a casa, provavelmente já parou para pensar nas portas e janelas que pretende instalar, certo? Talvez esteja começando até a planejar a mobília e as cores das paredes, sonhando com a decoração dos seus sonhos. Mas e quanto aos puxadores e às maçanetas, já sabe quais escolherá? Por mais que esses acessórios sejam pequenos e muitas vezes passem até despercebidos, a verdade é que eles podem, sim, fazer uma enorme diferença, pois complementam portas, cômodas, armários, gaveteiros e muito mais.

Mas não há motivos para pânico, porque se você quer mesmo acertar na escolha das maçanetas e dos puxadores da sua residência, é só conferir nosso artigo de hoje, que traz dicas exclusivas para facilitar sua decisão. Então acompanhe:

Considere o estilo geral da decoração

Como hoje em dia existe uma enorme variedade de maçanetas e puxadores disponíveis no mercado, é mais que possível encontrar de peças modernas a divertidas, passando por acessórios super elegantes, clássicos e até rústicos. Em meio a tantas opções, para não errar na decisão é essencial escolher um acessório que fique harmônico com a proposta decorativa do espaço. Em ambientes que sigam um estilo mais moderno e clean, nada melhor do que investir em maçanetas e puxadores da mesma cor da porta ou da gaveta, por exemplo.

Fique de olho nas proporções

Se você não quer que a composição fique exagerada ou, por outro lado, que a maçaneta pareça um pontinho perdido na porta, o ideal é se atentar às proporções. Em portas e móveis pequenos e delicados, o ideal é investir em maçanetas igualmente menores. Mas se sua porta é larga, alta e suntuosa, que tal encontrar uma maçaneta à altura?

Aposte na elegância clássica em caso de dúvida

Se estiver com medo de errar, aposte no clássico, que é atemporal. Nesse sentido, puxadores e maçanetas mais pesados, em tons metalizados — a exemplo do prata, do ouro velho e do bronze — são ótimas pedidas. Claro que essa só deve ser sua escolha se combinar com os outros elementos da casa, inclusive com o design dos móveis e o estilo da porta. Combinadíssimo?

Pense em puxadores leves para a mobília

No caso da mobília, tanto de crianças quanto de adultos, o mais indicado é que os puxadores sejam leves e discretos. Em ambientes infantis, o uso de puxadores fofos, com bichinhos, flores e estrelinhas é mais do que bem-vindo. E não é nada difícil encontrar opções absolutamente lindas nos grandes home centers, viu?

Leve em conta a qualidade

Lembre-se de que, como beleza definitivamente não é tudo na hora de escolher a maçaneta, é preciso observar atentamente a qualidade do produto, o tipo de material, a reputação da marca e a qualidade de seu acabamento. E vale ressaltar que tanto as maçanetas internas como as externas devem ser resistentes à violação e à corrosão, ok?

Adote algumas dicas extras

  • Seja coerente: não adianta reformar a casa inteira, compondo espaços modernos e cuidadosamente pensados e deixar maçanetas e puxadores antigos destoando do resto dos ambientes.
  • Além das maçanetas, escolha também com o devido cuidado as fechaduras, que reforçam a segurança do imóvel — vale ressaltar que você pode comprar o conjunto de maçaneta já com fechadura.
  • As maçanetas globais — redondas — são perfeitas para quem busca simplicidade.

Agora que certamente ficou mais fácil escolher os complementos para suas portas e seus móveis, comente aqui e nos conte se já sabe que estilo pretende seguir! E se quiser encontrar ótimos produtos, não deixe de nos visitar.

Deixe uma resposta